domingo, 6 de outubro de 2013

PROJETO "PEDAGOGIA EM AÇÃO"


FUPAC - FUNDAÇÃO PRESIDENDENTE ANTÔNIO CARLOS –

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Senhora dos Remédios - MG

Rua Paulo Ferreira de Souza, 61 – Centro – Senhora dos Remédios, MG Tel.: (32)3343-1247

 

 

  

 

PROJETO DE ATIVIDADES ACADÊMICOS CIENTÍFICO CULTURAL

 

 

 

PEDAGOGIA EM AÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                SENHORA DOS REMEDIOS - MG

NOME DO PROJETO: “Pedagogia em Ação”

 

 

JUSTIFICATIVA

 

A função política da escola passa hoje por dois aspectos importantes: a socialização do conhecimento e a construção da cidadania. Para isso, necessariamente, o projeto  deve ser democrático, o que implica no envolvimento direto, participativo e deliberativo da comunidade escolar. Neste sentido, encaramos o desafio permanente de substituir ações isoladas pela construção coletiva.

A educação formal possui limitações para a inclusão social destes grupos e é preciso explorar as possibilidades que as práticas de educação não-formal oferecem para a construção da identidade, a recuperação da auto-estima, a preparação profissional e o desenvolvimento da consciência política e social.

 

PÚBLICO ALVO: Alunos e professores do 4º Período do Curso de Pedagogia, coordenação, direção, escolas estaduais e municipais, CRAS e sociedade civil.

 

OBJETIVO GERAL

 

Promover a ação solidária, socialização, interação e integração dos estudantes, docentes, comunidade, municípios circunvizinhos, com propostas de desafios que levem os participantes a estabelecer relações de respeito, harmonia e sabedoria.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Ampliar a visão do futuro professor, oferecendo subsídios necessários para a sua prática pedagógica por meio de pressupostos teóricos avançados sobre a educação em espaços escolares e não-escolares;
  • Promover a socialização e integração dos estudantes;
  • Desenvolver uma preocupação mais aguçada com atividades sócio-educativas;
  • Promover atividades que resultem em atos beneficentes para a comunidade;
  • Ressaltar a importância do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
  • Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não será necessária;
  • Despertar sentimentos de solidariedade;
  • Divulgar os projetos e produções dos alunos à comunidade utilizando recursos das Tecnologias da Informação e da Comunicação;
  • Desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa e investigação;
  • Desenvolver a oralidade, melhorando a comunicação e expressão;
  • Valorizar a escola e a comunidade;
  • Despertar o gosto pela pesquisa e redação;
  • Trabalhar colaborativamente;
  • Propiciar bem-estar quanto às expectativas de satisfação das necessidades e
  • do estado de motivação através de atividades e competências específicas que gerem bem-estar associado às evidências de preservação e de desenvolvimento das pessoas no trabalho e na vida pessoal;
  • · Estabelecer articulação e integração com os diversos setores.

 

DESENVOLVIMENTO

O trabalho será realizado em conjunto, proporcionando aos alunos a compreensão da responsabilidade do trabalho cooperativo. O desenvolvimento do trabalho terá o acompanhamento do coordenador, direção e professores(as). Os alunos terão reuniões semanais com o coordenador e as professoras para discussão de toda a estrutura das atividades a serem realizadas.

 

ATIVIDADES

  • Mini gincana para crianças (Pareceria com a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios) – DIAS 28 e 29/08/13;

 

  • Programa de Rádio “Pedagogia em Ação” – Divulgação da faculdade, o curso, a missão, os projetos, dicas culturais, entrevistas e etc.;
  • Palestra sobre o Pacto (Secretaria Municipal de Educação) – DIA 30/08/2013;
  • Educação no trânsito (Parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Policia Militar de Minas Gerais) – DE 17 a 23/09/13
  • Seminário na disciplina de Psicomotricidade: “A Importância das Brincadeiras” – DIA 21/09/2013, no Clube Recreativo Remediense;
  • Mini projeto  “Cidade Limpa”; (Parceria com a Prefeitura Municipal de Senhora dos Remédios) disciplina de Ciências – OUTUBRO/2013
  • 1º Concurso Literário Infantojuvenil e Livre “Histórias de Pescador”.
  • Canto e Coral: modalidade oferecida para desenvolver a voz e a capacidade de canto dos idosos. Induz pensamentos positivos, cria situações que aliviam o estresse, auxilia na liberação de tensões, favorece a convivência grupal e desencadeia o sentimento de bem-estar.(Melhor idade) – DIA 19/11/13
  • Mostra Cultural de Teatro (participação do Grupo “Melo Contos e Encantos” da cidade de Desterro do Melo) – DIA 21/11/13;

 

MATERIAIS UTILIZADOS

Ø  Computador;

Ø  Aparelho de som;

Ø  Data Show

Ø  Recursos das Tecnologias de informação e comunicação;

Ø  Tecidos, linhas, tesouras;

Ø  Papel, Revistas, livros;

Ø  CD, DVD;

Ø  Cola, etc. 

 

 

CRONOGRAMA

Agosto / 2013
Setembro / 2013
Outubro / 2013
28 e 29/08 – Abertura do Projeto e Gincana Cultural Juvenil
17 a 21/09 – Projeto Educação no Trânsito;
21/09 – Seminário “Educação e Movimento”;
- Programa na rádio: “Pedagogia em Ação”.
- 1º Concurso Literário “Histórias de Pescador”;
- Projeto “Cidade Limpa”;
- Programa na rádio: “Pedagogia em Ação”
Novembro/2013
- Programa na rádio: “Pedagogia em  Ação”;
- Culminância: Semana Pedagógica
19/11 – Abertura: Canto Coral “Cantigas Infantis” com o grupo Melhor Idade;
          - Palestra;
20/11 – Abertura: Canto Coral “Cantigas Infantis” com o grupo Melhor Idade;
          - Palestra;
21/11 – Abertura: Canto Coral “Cantigas Infantis” com o grupo Melhor Idade;
          - Palestra;
          - Apresentação do Grupo de Teatro “Melo Contos e Encantos” de Desterro do Melo.
Dezembro/2013
- Programa na rádio: “Pedagogia em  Ação” (Encerramento do período letivo).

 

AVALIAÇÃO

A realização da prática pedagógica é de extrema importância para o desen-volvimento das habilidades teóricas sobre as práticas cotidianas. Aliar a teoria à prática proporciona o momento de avaliação da realidade em que se está inserido e

possibilita a oportunidade de corrigir possíveis erros e aperfeiçoar outras qualidades.

A partir desses momentos práticos, é possível entender e incorporar a avaliação para atender as diferentes finalidades de todos os processos de aprendizagem. Serão utilizadas diversas modalidades de avaliação em todo o processo, viabilizando que todas as atividades sejam devidamente planejadas para que tudo tenha um objetivo claro e visível.

CULMINÂNCIA

Montagem dos trabalhos realizados, com total apoio da gestão escolar, coordenação, funcionários, professores, alunos e comunidade.

 

CUNHO TRABALHADO

Ensino, Cultura, Integração e Socialização.

 

REFERÊNCIAS

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.

 

Senhora dos Remédios, 04 de fevereiro de 2013.

 

 

 

 

 

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