FUPAC - FUNDAÇÃO PRESIDENDENTE ANTÔNIO
CARLOS –
Faculdade Presidente
Antônio Carlos de Senhora dos Remédios - MG
Rua Paulo Ferreira de Souza, 61 – Centro
– Senhora dos Remédios, MG Tel.: (32)3343-1247
PROJETO DE ATIVIDADES ACADÊMICOS
CIENTÍFICO CULTURAL
BRINCANDO SE
APRENDE
SENHORA DOS REMEDIOS
- MG
NOME DO
PROJETO: “Brincando se
Aprende”
JUSTIFICATIVA
O brincar é uma
atividade inerente à infância e é um direito de toda criança. É através do
brincar que a criança se relaciona com o meio em que vive e com os outros, o
que lhe propicia dar significado a tudo que está ao seu redor. Neste sentido, a
atividade lúdica não pode ser considerada como algo sem sentido ou como um mero
passa-tempo, pois é a partir do brincar que a criança desenvolve a sua
curiosidade, sente-se instigada pelas descobertas, estabelece vínculos e
princípios de relacionamento social e desenvolve as mais variadas habilidades.
É fundamental que
a universidade conscientize professores e futuros professores de que o brincar
é um instrumento indispensável na aprendizagem e que a Brinquedoteca é um
espaço por excelência para que a mesma ocorra.
O Projeto
“Brincando se Aprende”, partiu da constatação de se trabalhar o lúdico para que
as crianças adquiram valores pedagógicos, psicológicos e terapêuticos. A
intenção é refletir sobre a importância dessa interação, uma vez que o mundo globalizado
banalizou as relações entre pessoas, levando-as a funcionarem como máquinas. Assim
compreendemos que o lúdico faz parte do cotidiano das pessoas, influenciando diretamente o seu aprendizado e contribuindo
significativamente para a sua formação integral.
PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º Período do Curso de Pedagogia e
comunidade local.
OBJETIVO GERAL
O
objetivo geral desse trabalho visa despertar nos futuros educadores a
importância do brincar na aprendizagem e com isso possibilitar a discussão
sobre trabalho em sala de aula propiciando a construção do conhecimento dos
alunos aos conteúdos propostos e aos conhecimentos que as crianças já trazem da
vida cotidiana, contribuindo para a transformação do trabalho
dos professores em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido
de despertar novas aquisições do conhecimento para o processo de
desenvolvimento do educando, levando a uma prática mais significativa na forma
de ensinar, provocando assim, uma nova maneira de agir e pensar através do
lúdico. Possibilitando assim, uma via de compreensão do brincar e sua
importância na vida humana, levando à reflexão a respeito da naturalidade
da atividade lúdica e sua relevância inclusive para indivíduos adultos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ø Escrever o projeto para a construção dos jogos;
Ø Construir jogos educativos relacionados à educação
infantil e aos conteúdos das diversas disciplinas dos anos iniciais do Ensino
Fundamental usando a arte como atrativo;
Ø Usar materiais recicláveis para a construção dos
jogos;
Ø Promover o desenvolvimento do sujeito humano como
ser de relação, de troca utilizando atividades lúdicas;
Ø Provocar o aluno para que desenvolva o pensar e a
criatividade, estabelecendo relações e adquirindo autonomia de pensamento;
Ø Contribuir para o desenvolvimento da criança,
estimulando, dentre outros elementos, sua criatividade, motricidade e
raciocínio lógico;
Ø Possibilitar o desenvolvimento de atividades
que contribua para uma melhor sociabilidade da criança, o controle de suas
emoções, a valorização da sensibilidade e o estabelecimento de laços afetivos,
contribuindo para um melhor relacionamento da criança com os seus pares e com
os seus familiares;
Ø Oportunizar um trabalho inter e
multidisciplinar nas várias áreas do conhecimento, entre alunos e professores
do Curso de Pedagogia;
Ø Criar condições para o desenvolvimento das
Práticas Pedagógicas, previstas na Matriz Curricular do Curso de Pedagogia;
Ø Conscientizar professores e futuros
professores sobre a importância do brincar no contexto do processo
ensino-aprendizagem;
Ø Preparar os professores e os futuros
professores para a utilização do lúdico como instrumento de aprendizagem no
contexto escolar.
DESENVOLVIMENTO
O método
utilizado para a consolidação deste projeto dar-se-á como laboratório para
confecção de material lúdico pelos acadêmicos de Pedagogia no espaço da FUPAC
de Senhora dos Remédios, que promoverão experiências lúdicas, livres e
direcionadas, explorando jogos e dinâmicas capazes de socializar e integrar
teoria e prática.
Serão
utilizadas diversas estratégias de trabalho para promoção de atividades lúdicas
através de jogos pedagógicos, brincadeiras populares, brinquedos diversos,
leitura de histórias infantis, produção de material lúdico.
O processo
compreende a preparação do espaço em si e o desenvolvimento de atividades
preparadas pelos alunos e professores do curso de Pedagogia para integrar
escola e comunidade.
A
primeira etapa para a implantação do projeto será o levantamento de dados no
entorno familiar e comunidade, utilizando-se um questionário aberto.
ATIVIDADES
Ø Lúdico na Literatura
- (Atividades na disciplina de Literatura Infantojuvenil):
·
Parlendas;
·
Cantigas
de roda;
·
Brincadeiras;
·
Confecção de fantoches (de acordo com um
livro infantil, escolhido pelo grupo e apresentação);
·
Aulas de “Dobradura” pela professora
Aparecida Mendes – (Dobradura e Literatura – Como trabalhar a dobradura em uma
aula de Literatura Infantil?;
·
Textos
sobre o “Lúdico na Literatura”. Objetivo: Reflexão e Conhecimento.
Ø Confecção
de material pedagógico (cartaz: do calendário,
aniversariantes do mês, ajudantes da semana, chamadinha; fantoche, alfabeto móvel, quebra-cabeça, etc.);
Ø Entrevista no entorno
familiar e na comunidade local (individual):
·
Fazer
observações com pessoas da família e comunidade sobre brincadeiras antiga,
registrar em papel o nome e desenvolvimento da brincadeira.
MATERIAIS UTILIZADOS
Ø Material reciclável;
Ø Canetas hidrocor;
Ø Tintas, pinceis, cartolinas,
E.V.A., papel A4;
Ø Tecidos, linhas,
tesouras;
Ø Revistas, livros de
histórias infantis;
Ø CD, DVD;
Ø Cola, etc.
CRONOGRAMA
Abril / 2013
|
Maio / 2013
|
Junho / 2013
|
16/04
– Abertura do Projeto: Importância do Lúdico na Aprendizagem.
17
a 05/05 - Lúdico na Literatura;
18/04
a 07/06 – Confecção de material Pedagógico.
|
01
a 10/05 – Entrevista no entorno familiar;
|
13/06
– Culminância:
|
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua e perpassará todo o processo de organização e execução
do Projeto, culminando no período final com a elaboração dos relatórios dos
alunos. Todos os momentos serão avaliados de forma interdependente, mas
considerando suas especificidades. Alguns aspectos serão considerados de maior
relevância no processo avaliativo, como: participação do aluno durante o
processo; interatividade das equipes; criatividade e aplicabilidade dos jogos
criados; desempenho na orientação e aplicação dos jogos na escola; construção e
sistematização dos conteúdos relacionados aos jogos.
CULMINÂNCIA
Montagem dos trabalhos realizados, com
total apoio da gestão escolar, coordenação, funcionários, professores, alunos e
comunidade.
CUNHO TRABALHADO
Ensino, Cultura e Socialização.
REFERÊNCIAS
PIAGET,
J. Seis estudos em Psicologia.São Paulo: Forense,1994.
CUNHA,
N. H. S. Brinquedoteca : um mergulho no brincar.São Paulo: Maltese,1994.
SANTOS
,S.M.P. Brinquedoteca : o lúdico em diferentes contextos. 8ª ed.Petrópolis:
Vozes,2002.
SANTOS,
S. M. P. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico.2ª ed.Petrópolis :
Vozes,2001.
Senhora dos Remédios, 04 de fevereiro de 2013.
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