domingo, 6 de outubro de 2013

PROJETO "BRINCANDO SE APRENDE"


FUPAC - FUNDAÇÃO PRESIDENDENTE ANTÔNIO CARLOS –

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Senhora dos Remédios - MG

Rua Paulo Ferreira de Souza, 61 – Centro – Senhora dos Remédios, MG Tel.: (32)3343-1247

 

 

   

 

PROJETO DE ATIVIDADES ACADÊMICOS CIENTÍFICO CULTURAL

 

 

 

                             BRINCANDO SE APRENDE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                SENHORA DOS REMEDIOS - MG

NOME DO PROJETO: “Brincando se Aprende”

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O brincar é uma atividade inerente à infância e é um direito de toda criança. É através do brincar que a criança se relaciona com o meio em que vive e com os outros, o que lhe propicia dar significado a tudo que está ao seu redor. Neste sentido, a atividade lúdica não pode ser considerada como algo sem sentido ou como um mero passa-tempo, pois é a partir do brincar que a criança desenvolve a sua curiosidade, sente-se instigada pelas descobertas, estabelece vínculos e princípios de relacionamento social e desenvolve as mais variadas habilidades.

 

É fundamental que a universidade conscientize professores e futuros professores de que o brincar é um instrumento indispensável na aprendizagem e que a Brinquedoteca é um espaço por excelência para que a mesma ocorra.

 

O Projeto “Brincando se Aprende”, partiu da constatação de se trabalhar o lúdico para que as crianças adquiram valores pedagógicos, psicológicos e terapêuticos. A intenção é refletir sobre a importância dessa interação, uma vez que o mundo globalizado banalizou as relações entre pessoas, levando-as a funcionarem como máquinas. Assim compreendemos que o lúdico faz parte do cotidiano das pessoas, influenciando diretamente o seu aprendizado e contribuindo significativamente para a sua formação integral.

 

PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º Período do Curso de Pedagogia e comunidade local.

 

OBJETIVO GERAL

 

O objetivo geral desse trabalho visa despertar nos futuros educadores a importância do brincar na aprendizagem e com isso possibilitar a discussão sobre trabalho em sala de aula propiciando a construção do conhecimento dos alunos aos conteúdos propostos e aos conhecimentos que as crianças já trazem da vida cotidiana, contribuindo para a transformação do trabalho dos professores em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar novas aquisições do conhecimento  para o processo de desenvolvimento do educando, levando a uma prática mais significativa na forma de ensinar, provocando assim, uma nova maneira de agir e pensar através do lúdico. Possibilitando assim,  uma via de compreensão do brincar e sua importância na vida  humana, levando à reflexão a respeito da naturalidade da atividade lúdica e sua relevância inclusive para indivíduos adultos.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Ø  Escrever o projeto para a construção dos jogos;

Ø  Construir jogos educativos relacionados à educação infantil e aos conteúdos das diversas disciplinas dos anos iniciais do Ensino Fundamental usando a arte como atrativo;

Ø  Usar materiais recicláveis para a construção dos jogos;

Ø  Promover o desenvolvimento do sujeito humano como ser de relação, de troca utilizando atividades lúdicas;

Ø  Provocar o aluno para que desenvolva o pensar e a criatividade, estabelecendo relações e adquirindo autonomia de pensamento;

Ø  Contribuir para o desenvolvimento da criança, estimulando, dentre outros elementos, sua criatividade, motricidade e raciocínio lógico;

Ø  Possibilitar o desenvolvimento de atividades que contribua para uma melhor sociabilidade da criança, o controle de suas emoções, a valorização da sensibilidade e o estabelecimento de laços afetivos, contribuindo para um melhor relacionamento da criança com os seus pares e com os seus familiares;

Ø  Oportunizar um trabalho inter e multidisciplinar nas várias áreas do conhecimento, entre alunos e professores do Curso de Pedagogia;

Ø  Criar condições para o desenvolvimento das Práticas Pedagógicas, previstas na Matriz Curricular do Curso de Pedagogia;

Ø  Conscientizar professores e futuros professores sobre a importância do brincar no contexto do processo ensino-aprendizagem;

Ø  Preparar os professores e os futuros professores para a utilização do lúdico como instrumento de aprendizagem no contexto escolar.

DESENVOLVIMENTO

O método utilizado para a consolidação deste projeto dar-se-á como laboratório para confecção de material lúdico pelos acadêmicos de Pedagogia no espaço da FUPAC de Senhora dos Remédios, que promoverão experiências lúdicas, livres e direcionadas, explorando jogos e dinâmicas capazes de socializar e integrar teoria e prática.

 

Serão utilizadas diversas estratégias de trabalho para promoção de atividades lúdicas através de jogos pedagógicos, brincadeiras populares, brinquedos diversos, leitura de histórias infantis, produção de material lúdico.

 

O processo compreende a preparação do espaço em si e o desenvolvimento de atividades preparadas pelos alunos e professores do curso de Pedagogia para integrar escola e comunidade.

 

A primeira etapa para a implantação do projeto será o levantamento de dados no entorno familiar e comunidade, utilizando-se um questionário aberto.

 

ATIVIDADES

 

Ø  Lúdico na Literatura - (Atividades na disciplina de Literatura Infantojuvenil):

·         Parlendas;

·         Cantigas de roda;

·         Brincadeiras;

·         Confecção de fantoches (de acordo com um livro infantil, escolhido pelo grupo e apresentação);

·         Aulas de “Dobradura” pela professora Aparecida Mendes – (Dobradura e Literatura – Como trabalhar a dobradura em uma aula de Literatura Infantil?;

·         Textos sobre o “Lúdico na Literatura”. Objetivo: Reflexão e Conhecimento.

 

Ø  Confecção de material pedagógico (cartaz: do calendário,  aniversariantes do mês, ajudantes da semana,  chamadinha; fantoche, alfabeto móvel,  quebra-cabeça, etc.);

 

Ø  Entrevista no entorno familiar e na comunidade local (individual):

·         Fazer observações com pessoas da família e comunidade sobre brincadeiras antiga, registrar em papel o nome e desenvolvimento da brincadeira.

MATERIAIS UTILIZADOS

Ø  Material reciclável;

Ø  Canetas hidrocor;

Ø  Tintas, pinceis, cartolinas, E.V.A., papel A4;

Ø  Tecidos, linhas, tesouras;

Ø  Revistas, livros de histórias infantis;

Ø  CD, DVD;

Ø  Cola, etc. 

 

CRONOGRAMA

Abril / 2013
Maio / 2013
Junho / 2013
16/04 – Abertura do Projeto: Importância do Lúdico na Aprendizagem.
17 a 05/05  - Lúdico na Literatura;
18/04 a 07/06 – Confecção de material Pedagógico.
01 a 10/05 – Entrevista no entorno familiar;
 
13/06 – Culminância:
  • A família e a contação de histórias.
  • Apresentação e exposição dos trabalhos e confeccionados.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e perpassará todo o processo de organização e execução do Projeto, culminando no período final com a elaboração dos relatórios dos alunos. Todos os momentos serão avaliados de forma interdependente, mas considerando suas especificidades. Alguns aspectos serão considerados de maior relevância no processo avaliativo, como: participação do aluno durante o processo; interatividade das equipes; criatividade e aplicabilidade dos jogos criados; desempenho na orientação e aplicação dos jogos na escola; construção e sistematização dos conteúdos relacionados aos jogos.

CULMINÂNCIA

Montagem dos trabalhos realizados, com total apoio da gestão escolar, coordenação, funcionários, professores, alunos e comunidade.

 

CUNHO TRABALHADO

Ensino, Cultura e Socialização.

REFERÊNCIAS

PIAGET, J. Seis estudos em Psicologia.São Paulo: Forense,1994.

CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca : um mergulho no brincar.São Paulo: Maltese,1994.

SANTOS ,S.M.P. Brinquedoteca : o lúdico em diferentes contextos. 8ª ed.Petrópolis: Vozes,2002.

SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico.2ª ed.Petrópolis : Vozes,2001.

 

 

Senhora dos Remédios, 04 de fevereiro de 2013.

 

 

 

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